Ao notar distorções nas pautas apresentadas por movimentos antirracistas, John McWhorter, respeitado professor de História e Filosofia, decidiu escrever este livro a fim de apontar problemas no ativismo atual, para aqueles que realmente têm interesse na luta antirracista.
Fazendo uma analogia com o movimento feminista, que é didaticamente analisado através das três ondas, McWorther apresenta, de maneira bastante inovadora, as três ondas do movimento antirracista: a primeira onda é caracterizada pela luta da abolição à escravatura e da segregação legalizada; a segunda onda é caracterizada pelo combate às atitudes racistas presentes no cotidiano. O racismo era considerado uma falha moral; e a terceira onda, que se tornou mainstream a partir dos anos 2010 e é marcada pela ideia de que o racismo está na estrutura social. Segundo ela, pessoas brancas seriam naturalmente cúmplices desse racismo e essa cumplicidade constitui o racismo por si próprio. Por sua vez, pessoas negras precisam lidar com o racismo em torno delas e compreender que este representa a totalidade de sua existência; assim o racismo tornou-se o núcleo da identidade da pessoa negra e a riquíssima história da negritude foi reduzida pela associação a seu principal algoz.
Sobre o autor
John Hamilton McWhorter (6 de outubro de 1965) é um linguista norte-americano e professor do departamento de Inglês e Literatura Comparada da Universidade Columbia, onde ensina linguística, estudos norte-americanos, filosofia e história da música. É autor de uma série de livros sobre linguagem e relações raciais. Sua pesquisa tem um enfoque em como se formam as línguas crioulas e nas mudanças da gramática de uma língua como resultado de fenômenos sócio-históricos.
Escritor popular, McWhorter já escreveu para a revista Time, The Wall Street Journal, The Atlantic, The Chronicle of Higher Education, The New York Times, The Washington Post, The New Republic, Politico, Forbes, The Chicago Tribune, The New York Daily News, City Journal, The New Yorker, entre outros; é também anfitrião do podcast Lexicon Valley da revista Slate.
Em agosto de 2018 McWhorter anunciou que seria a partir de então editor contribuinte da revista The Atlantic.
Comentários
Nenhum comentário ainda.