Lemos neste livro o testemunho de uma multidão de homens que adquiriram renome pelo trabalho intelectual e que nos dizem como o conseguiram. Temos aqui entre as mãos um tesouro de notas reunidas no decurso de uma leitura intensa, que compreende os mais antigos e os mais modernos, e percorrendo todos os domínios do pensamento: a literatura, as ciências e as artes. O autor aponta aos que iniciam a vida intelectual quais escolhas evitar, os obstáculos a superar e o bom caminho a trilhar para ir rápido e longe. Quem dentre nós, olhando para trás, não deplorou o tempo perdido por falta de um guia, que, na entrada do caminho, nos tivesse orientado? Eis aqui um guia perfeito para os jovens.
“Meu querido amigo, não ensino nada de novo ao dizer que encontrarás, por vezes, dificuldades em teu caminho. Não temas. A provação é a têmpera das almas: por ela, os fortes tornam-se heróis, como o carvalho que se fortalece com os ventos tempestuosos; os fracos fortificam-se ou pelo menos, como a cana, aprendem a nutrir-se da torrente que os agita. Portanto, não temas as horas penosas de tua vida de estudante. Arma-te cada dia de valentia. Se fores corajoso vencerás a dificuldade, e suas lições ser-te-ão de um preço inestimável.”
Sobre o autor
LOUIS RIBOULET (1871–1944) nasceu na pequena comuna francesa de Saint-Alban-d’Ay. Fez os primeiros estudos com os Irmãos Maristas, e no seminário dessa mesma congregação formou-se professor primário. Em 1890 mudou-se para a América do Norte, e diplomou-se na Universidade de Nova Iorque. Volta para a França por conta da guerra de 1914, para em seguida lecionar filosofia no Colégio de Notre-Dame de Valbenoite, em Saint-Étienne. Riboulet escreveu várias obras sobre educação, dentre as quais destacam-se sua História da pedagogia, Psychologie appliquée à l’Éducation e La Discipline Préventive et ses Éléments Essentiels, além de ter escrito em diversas revistas como o Bulletin des Études e a Revue Belge de Pédagogie.
Comentários
Nenhum comentário ainda.