O renomado estudioso bíblico Thomas Schreiner analisa as raízes históricas e bíblicas da doutrina da justificação e oferece uma defesa atualizada deste pilar da teologia reformada.
Revigorando uma das cinco grandes declarações da Reforma — sola fide — Schreiner: Resume a história da doutrina, analisando a igreja primitiva e os escritos de vários reformadores; Leva os leitores a examinar os principais textos bíblicos do Antigo e Novo Testamento que apoiam a compreensão reformada da justificação; Discute se a justificação é transformadora ou forense e apresenta aos leitores alguns dos desafios contemporâneos ao ensino da Reforma sobre a sola fide, com atenção especial à nova perspectiva sobre Paulo.
Quinhentos anos após a Reforma, a doutrina da justificação somente pela fé ainda precisa ser compreendida e proclamada. Em “Somente Pela Fé”, você aprenderá como o grito de guerra “sola fide” está enraizado nas Escrituras e como compreender essa doutrina de uma nova maneira.
Historiadores e teólogos há muito reconhecem que no cerne da Reforma Protestante do século XVI estavam cinco declarações, frequentemente chamadas de “solas”. Essas cinco declarações resumem muito do que a Reforma significou e distinguem o protestantismo de outras expressões da fé cristã: elas colocam a autoridade última e final nas Escrituras, reconhecem a obra de Cristo somente como suficiente para a redenção, reconhecem que a salvação é somente pela graça, por meio da fé somente, e buscam fazer todas as coisas para a glória de Deus.
Sobre o autor
Thomas R. Schreiner (nascido em 24 de abril de 1954) é um estudioso batista reformado americano do Novo Testamento e de estudos paulinos. É Professor James Buchanan Harrison de Interpretação do Novo Testamento no Seminário Teológico Batista do Sul. Anteriormente, lecionou na Universidade Bethel e na Universidade Azusa Pacific. Ele também é copresidente do Comitê de Supervisão de Tradução da Bíblia Padrão Cristã e é o editor do Novo Testamento da Bíblia de Estudo ESV. Schreiner possui diplomas da Western Oregon University, do Western Seminary e do Fuller Theological Seminary. Schreiner escreveu comentários sobre Romanos, Gálatas, Hebreus, Primeira, Segunda Epístola de Pedro e Judas, e Apocalipse . Em 2014, ele atuou como presidente da Sociedade Teológica Evangélica. De 2001 a 2015, Schreiner atuou como pastor de pregação na Igreja Batista Clifton, em Louisville, Kentucky. Atualmente, ele atua como presbítero em Clifton. Seu filho, Patrick, também é um estudioso do Novo Testamento, lecionando no Seminário Teológico Batista do Centro-Oeste.
Comentários
Nenhum comentário ainda.