O livro que traz esclarecimentos sobre a língua portuguesa abordando temáticas variadas selecionadas pelo autor. Segue estrutura de capítulos e tem uma linguagem bem-humorada. Ideal para quem quer estudar sem cair na rebuscada obrigatoriedade das gramáticas.
Com sua longa experiência didática, Adriano da Gama Kury traz para o livro o seu bem humorado estilo de ensino, que pode ser observado em títulos como “O hífen – tracinho trapalhão”, “No princípio era o verbo” e “O imperativo sempre manda”. Procurando conduzir o leitor na boa redação e a falar corretamente, o autor busca sistematizar didaticamente a acentuação, o emprego de maiúsculas, a regência e a concordância, além de outros temas, “sem esquecer a cabulosa crase”. Para falar e escrever melhor o português é um livro ímpar em que o autor “passeia entre as leis da língua com um sorriso bonachão”, como comenta Paulo Rónai. Entre os assuntos abordados podemos citar: ortografia, crase, pronúncia, pontuação, verbo, concordância, regência, história da língua e estilo de escrita. Elaborado de maneira simples e descontraída, certamente ajudará o leitor a desvendar os mistérios da língua portuguesa de forma prazerosa.
Sobre o autor
Adriano da Gama Kury (1924-2012) era graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Livre Docência em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Realizou atividades de extensão em importantes universidades federais do Brasil. Foi homenageado com a Medalha Aurélio Buarque de Holanda de Filologia, concedida pela União dos Escritores do Rio de Janeiro, tendo recebido também a Medalha Rui Barbosa, entregue a personalidades que se destacaram na prestação de serviços à cultura do país. Atuou como chefe do setor de Filologia da Fundação Casa de Rui Barbosa.
Comentários
Nenhum comentário ainda.