O ponto inicial para qualquer reflexão sobre Deus é compreender que a mente humana não é grande o bastante para competir em igualdade de condições com tal conceito. “Para alguns, Deus é aquele que se encontra oculto na beleza de um glorioso pôr do sol, na grandiosidade deslumbrante de uma distante cadeia de montanhas, para outros, uma viva realidade com a qual entram em contato na oração e na adoração. (…) Deus é tudo isso e muito mais. Podemos acreditar que Deus seja o desejo último do coração humano, mas encontrar nossos desejos ligados a objetivos menores, os quais, por sua vez, tornam-se nossos deuses. Inicialmente perdemos nossos propósitos, depois nos afastamos, então nós perdemos. Felizmente, Deus sabe que nós com frequência acabamos atrapalhados e confusos e oferece ajuda na forma de ‘revelação’. Quem é Deus? E como ele é? Bem, Deus fala e nos revela tudo isso.”
— Alister McGrath
Sobre o autor
Alister McGrath (Belfast, 23 de janeiro de 1953) é um teólogo cristão, apologista, professor de Teologia, Religião e Cultura, na King’s College, de Londres e pesquisador sênior do Harris Manchester College. É casado com Joanna Collicutt McGrath. Possui pós-doutorado em biofísica molecular e doutorado em teologia pela universidade de Oxford. Seu interesse principal se concentra na história do pensamento cristão, com ênfase particular na relação entre as ciências naturais e a fé cristã. Ex-ateu, o Dr. McGrath é considerado um dos mais influentes pensadores cristãos da atualidade.
Em seus escritos e palestras públicas, ele promove a “teologia científica” e se opõe fortemente a corrente anti-religiosa. McGrath até recentemente era professor de Teologia Histórica na Universidade de Oxford, mas agora tem assumido a cadeira de Teologia, Religião e Cultura, na King’s College de Londres desde setembro de 2008. Até 2005, era diretor de Wycliffe Hall.
Comentários
Nenhum comentário ainda.