A Nova gramática do português contemporâneo é uma descrição precisa do português atual em sua forma culta, ou seja, da língua como a têm utilizado os escritores brasileiros, portugueses e africanos do Romantismo para cá.
A Nova gramática do português contemporâneo estuda a palavra em sua forma e função, de acordo com os princípios da morfossintaxe. Possui um capítulo sobre a origem da língua portuguesa, do latim ao português atual. Destaca e valoriza os meios expressivos do idioma e por isso é, mesmo tempo, uma gramática e uma estilística do português contemporâneo. Possui também um capítulo dedicado às noções de versificação e está em consonância com as regras do novo Acordo Ortográfico.
Sobre os autores
Celso Ferreira da Cunha (Teófilo Otoni, 10 de maio de 1917 — Rio de Janeiro, 14 de abril de 1989) foi um professor, gramático, filólogo e ensaísta brasileiro. Era filho de Tristão Ferreira da Cunha e tio de Aécio Neves. Foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 13 de agosto de 1987, para a cadeira 35, na sucessão de José Honório Rodrigues, sendo recebido em 4 de dezembro de 1987 pelo acadêmico Abgar Renault.
Luís Filipe Lindley Cintra (Lisboa, 5 de Março de 1925 — Sesimbra, 18 de Agosto de 1991) foi um dos mais importantes filólogos e linguistas portugueses.
Comentários
Nenhum comentário ainda.