“Mao – A história desconhecida” é a mais sólida biografia de Mao Tse-tung já escrita, fruto de uma década de pesquisa em arquivos do mundo todo e centenas de entrevistas com amigos, colaboradores e conhecidos de Mao – boa parte dos quais nunca havia se pronunciado. O resultado do árduo trabalho de Jung Chang e de seu marido Jon Halliday é a demolição de diversos mitos.
O livro ataca o heroísmo da Longa Marcha, discorre sobre a ajuda financeira e militar da União Soviética de Stálin para a criação e o fortalecimento do Partido Comunista chinês e desqualifica os relatos de que os rebeldes comunistas teriam enfrentado os japoneses na Segunda Guerra Mundial.
Os autores mostram como Mao concentrou-se em expandir seu domínio durante quase três décadas, ainda que isso resultasse no sofrimento e na morte de dezenas de milhões de cidadãos. Para se perpetuar no poder, instituiu um clima de denúncias, perseguições e terror. Na intimidade, ele é descrito como um pai omisso, marido infiel e amigo pouco confiável.
Sobre os autores
JUNG CHANG nasceu em 1952, na China. É autora, entre outros, de “Cisnes selvagens”, que recebeu o NCR Book Award, e “A imperatriz de ferro”, e coautora da biografia “Mao: A história desconhecida”. Seus livros já venderam mais de 15 milhões de cópias e foram traduzidos para mais de quarenta idiomas.
Jon Halliday é um historiador e escritor britânico, especializado na história da Rússia, frequentador sênior do King’s College de Londres. Halliday escreveu uma biografia do cineasta Douglas Sirk e escreveu e editou sete outros livros. Ele e sua esposa, Jung Chang, vivem atualmente em Notting Hill, Londres.
Comentários
Nenhum comentário ainda.