Em seu amplamente elogiado Warranted Christian Belief (Oxford, 2000), Alvin Plantinga discutiu em grande profundidade a questão da racionalidade, ou sensibilidade, da crença cristã. Neste livro, Plantinga apresenta as mesmas ideias de forma mais resumida e muito mais acessível.
Reconhecido mundialmente como um importante filósofo cristão, Plantinga investiga o que exatamente significa a afirmação de que a crença religiosa – e especificamente cristã – é irracional e não pode ser mantida de forma sensata. Ele argumenta que as críticas de ateus conhecidos como Richard Dawkins, Daniel Dennett, Sam Harris e Christopher Hitchens estão completamente erradas. Finalmente, Plantinga aborda vários “derrotadores” em potencial da crença cristã – pluralismo, ciência, mal e sofrimento – e mostra como eles falham em derrotar com sucesso a crença cristã racional.
Sobre o autor
ALVIN PLANTINGA é doutor em filosofia pela Universidade Yale. Ocupou por trinta anos a cátedra John A. O’Brien de Filosofia na University of Notre Dame, nos Estados Unidos, e foi professor da cátedra Jellema de Filosofia na Calvin College. Foi presidente da American Philosophical Association e da Society of Christian Philosophers. Aclamado como um dos mais importantes filósofos analíticos da atualidade, foi laureado em 2017 com o prêmio Templeton em reconhecimento por seu rigoroso trabalho em epistemologia, metafísica e filosofia da religião. É autor de vários livros, entre eles Ciência, religião e naturalismo: onde está o conflito?, Conhecimento de Deus e Deus, a liberdade e o mal, publicados por Vida Nova.
Comentários
Nenhum comentário ainda.