Dois dos maiores clássicos da literatura ocidental juntos num box: Ilíada e Odisseia. As duas grandes obras atribuídas a Homero têm tradução em verso direto do grego pelo professor livre docente em literatura grega Christian Werner. A Ilíada relata a fúria do herói Aquiles, filho de uma deusa e um mortal, e suas trágicas consequências, se passando no último ano da Guerra de Troia. A Odisseia relata o regresso de Odisseu, herói dessa mesma guerra, à sua terra natal, depois de vinte anos.
O leitor encontra textos completares de excelência: uma apresentação à Odisseia pelo homerista americano Richard Martin, um posfácio à Odisseia do escritor e professor de filosofia Luiz Alfredo Garcia-Roza, o texto “O silêncio das sereias”, de Franz Kafka, um poema de Konstantínos Kaváfis e um glossário de nomes próprios presentes na Odisseia, além de uma introdução a cada volume escrita pelo tradutor.
Sobre o autor
Homero (em grego: Ὅμηρος, transl. Hómēros) foi um poeta épico da Grécia Antiga, ao qual tradicionalmente se atribui a autoria dos poemas épicos Ilíada e Odisseia.
Os gregos antigos geralmente acreditavam que Homero era um indivíduo histórico, mas estudiosos modernos são céticos: nenhuma informação biográfica de confiança foi transmitida a partir da antiguidade clássica, e os próprios poemas manifestamente representam o culminar de muitos séculos de história contadas oralmente e um bem desenvolvido sistema já muitas vezes usado de composição poética. De acordo com Martin West, “Homero” não é “o nome de um poeta histórico, mas um nome fictício ou construído”. Para o historiador e filósofo Richard Tarnas, Homero – independentemente da polêmica sobre sua existência histórica – foi “uma personificação coletiva de toda a memória grega antiga”.
Sobre o tradutor
Nascido em Santa Cruz do Sul (RS), é professor livre-docente de língua e literatura grega na Universidade de São Paulo. Publicou traduções de Eurípides (Duas tragédias gregas:Hécuba e Troianas, Martins Fontes, 2005) e Hesíodo (Teogonia e Trabalhos e dias, Hedra, 2013). Autor de inúmeros artigos e capítulos de livro sobre literatura grega, sobretudo a poesia épica e a tragédia, é um dos líderes do grupo de pesquisa Gêneros Poéticos na Grécia Antiga: Tradição e Contexto. Também tem se dedicado a investigar a recepção de Homero na prosa de João Guimarães Rosa.
Comentários
Nenhum comentário ainda.