Sem dúvida alguma, o leitor está diante de uma das mais respeitadas obras de história da igreja. As ilustrações, imagens e quadros espalhados ao longo do livro enriquecem e embelezam o estudo desta obra. O autor dividiu o livro em eras, para facilitar a compreensão dos períodos.
A era dos mártires cobre o período que vai dos antecedentes do cristianismo e do nascimento de Jesus à conversão de Constantino, passando pelo período das grandes perseguições contra os cristãos.
A era dos gigantes trata do período em que as perseguições tinham acabado, mas novos perigos surgiam dentro da própria igreja. Deus levantou os gigantes da fé para o combate das heresias.
A era das trevas retrata o início da Idade Média, quando o Império Romano do Ocidente caiu nas mãos dos bárbaros. É o período do surgimento do papado e da expansão muçulmana.
Na era dos altos ideais, o autor trata do monasticismo, do desenvolvimento do papado, das cruzadas e do pensamento teológico do período medieval.
Na era dos sonhos frustrados, os 1000 anos da Idade Média chegam ao fim, com a tomada de Constantinopla pelos turcos. Os primeiros movimentos reformadores começam a surgir dentro da igreja.
A era dos reformadores, dedicada ao século XVI, esmiúça os movimentos reformadores daquele tempo, tanto protestantes quanto católicos. Aborda o movimento anabatista e outros pouco conhecidos.
Na era dos conquistadores, o leitor estudará a expansão da igreja por meio das descobertas do Novo Mundo, com as grandes expedições marítimas da Península Ibérica.
Na era dos dogmas e das dúvidas, o século XVII assistiu a um dos mais intensos debates teológicos da história da humanidade. Tanto católicos quanto protestantes e reformados foram afetados pelo dogmatismo e pelas reações a ele.
Na era dos novos horizontes, chegou a hora de erguer os olhos e contemplar os horizontes que a história descortinava: políticos, intelectuais, geográficos e teológicos. Em suma, os séc. XVIII e XIX.
A era inconclusa, retratada com maestria pelo dr. González, nosso tempo mostra-se por inteiro nesse livro. O desenvolvimento da igreja em todos os cantos do mundo e a resposta que esta tem dado aos novos desafios são extremamente instigantes.
Sobre o autor
Justo L. Gonzalez, nascido em Cuba e radicado nos Estados Unidos, é graduado pelo Seminário Unido de Cuba, com mestrado e doutorado pela Universidade Yale. Tem experiência de ensino de história da igreja em diversos seminários da América Central e dos Estados Unidos, destacando-se ainda por sua prolífica produção literária.
Comentários
Nenhum comentário ainda.