A Imaginação Moral – Jane Austen e George Eliot, Burke e Stuart Mill, Disraeli e Churchill, Oakeshott e Trilling e outros
A história de Gertrude Himmelfarb se confunde com a história do conservadorismo norte-americano. Uma acadêmica prestigiada, ela está entre os eruditos responsáveis por revisitar a tradição conservadora britânica e, ao comentá-la, renovar o próprio pensamento conservador – numa galeria que deve incluir também seu falecido marido, Irving Kristol, além de Russell Kirk, Lionel Trilling, entre outros. Até seu contemporâneo e amigo Trilling, e desde o político do século XVIII Edmund Burke, Himmelfarb identifica uma miríade de artistas e pensadores que, com suas vidas e com suas obras, manifestaram a atitude a que esses dois eruditos chamaram “imaginação moral”: a tendência de enxergar as ações humanas como portadoras de significado, e os indivíduos como responsáveis por cultivar a ordem na vida comunitária.
Neste livro, ela reúne ensaios biográficos sobre as principais dessas personalidades: além de Burke e Trilling, Michael Oakeshott, Winston Churchill, John Stuart Mill, Jane Austen, Charles Dickens, Benjamin Disraeli, Walter Bagehot, George Eliot, John Buchan e os Irmãos Knox (Edmund, Dillwyn, Wilfred e Ronald). O compilado assume o tom de uma homenagem, já que tais figuras foram decisivas para a formação da própria autora. Com a capacidade e a sutileza conhecidas, Himmelfarb destaca, de cada um dos intelectuais, um evento, uma ideia ou um traço comportamental, e os descreve ao mesmo tempo com riqueza de detalhes e com uma leveza que nos deixa ler a obra com o prazer de quem acompanha uma boa história.
Sobre a autora
Gertrude Himmelfarb (1922-2019) foi professora emérita da City University of New York e realizou seu doutorado na Universidade de Chicago, tendo cumprido parte dos estudos na Universidade de Cambridge e no Jewish Theological Seminary em Nova York. A historiadora integrou a British Academy, a American Academy of Arts and Sciences, a Royal Historical Society e a Society of American Historians. Recebeu em 2004 a Medalha Nacional de Humanidades, nos Estados Unidos. Foi casada com Irving Kristol, importante crítico social norte-americano.
Comentários
Nenhum comentário ainda.