Uma história sui generis, exacta mas divertida, da criação de Roma e do seu Império, dos seus ditadores, imperadores e políticos que, já nessa altura, tinham comportamentos que parecem ser do nosso tempo.
No seu estilo característico, o autor pegou na história douta e solene da Roma Antiga e transformou-a numa história para o grande público, uma história dos homens de ontem para os homens de hoje, simples, animada, polémica. Diz Montanelli: “Tudo aquilo que aqui conto, já foi contado. Espero apenas tê-lo feito de uma maneira mais simples e cordial, num estilo mais claro e facilmente aceitável para a grande massa dos leitores, através de uma série de retratos que iluminam os protagonistas com uma luz mais real. Se conseguir que alguns milhares de leitores, até aqui repelidos pelo academismo de quem lha contou antes de mim, se afeiçoem à história de Roma, considerar-me-ei um autor útil e afortunado”.
Sobre o autor
Indro Montanelli (Fucecchio, 22 de abril de 1909 – Milão, 22 de julho de 2001) foi um jornalista e historiador italiano mais conhecido por ter adotado uma nova abordagem ao escrever sobre a história, em livros como História dos Gregos e História de Roma.
Comentários
Nenhum comentário ainda.