A História ocasionalmente produz figuras cuja influência sobre a sua própria geração, assim como sobre as gerações posteriores, é imensa. O mesmo pode-se dizer sobre Calvino, conforme alega Alister McGrath. Este livro proporciona uma investigação lúcida e renovada sobre a vida e a influência de Calvino, sua teologia, seu pensamento político, e sobre o modo como ele determinou o curso da história da Europa. Ele traça o impressionante impacto de Calvino sobre a evolução das atitudes ocidentais modernas em relação ao trabalho, à riqueza, aos direitos civis, ao capitalismo e às ciências naturais. Publicado com extensa aclamação pela crítica, este incomparável estudo de Calvino será bem recebido por todos os que se preocupam com um entendimento sobre a formação da cultura ocidental moderna.
“Um estudo muito bem-vindo, que responde à verdadeira necessidade de uma biografia acadêmica que seja historicamente sensível e teologicamente bem informada.” Religious Studies Review
“Desde a obra Calvin, de Wendel, não houve um livro que dedicasse tanto fôlego e profundidade à vida e ao pensamento de Calvino como esse. Uma esplêndida ferramenta tanto para novatos como para leitores experientes. A obra de McGrath permanecerá como uma abordagem histórico-teológica equilibrada e sensível.” Sixteenth Century Journal
Sobre o autor
Alister McGrath (Belfast, 23 de janeiro de 1953) é um teólogo cristão, Pastor Anglicano, apologista, professor de Teologia, Religião e Cultura, na King’s College, de Londres e pesquisador sênior do Harris Manchester College. É casado com Joanna Collicutt McGrath. Possui pós-doutorado em biofísica molecular e doutorado em teologia pela universidade de Oxford. Seu interesse principal se concentra na história do pensamento cristão, com ênfase particular na relação entre as ciências naturais e a fé cristã. Ex-ateu, o Dr. McGrath é considerado um dos mais influentes pensadores cristãos da atualidade.
Em seus escritos e palestras públicas, ele promove a “teologia científica” e se opõe fortemente a corrente anti-religiosa. McGrath até recentemente era professor de Teologia Histórica na Universidade de Oxford, mas agora tem assumido a cadeira de Teologia, Religião e Cultura, na King’s College de Londres desde setembro de 2008. Até 2005, era diretor de Wycliffe Hall.
Comentários
Nenhum comentário ainda.