Décadas atrás, o evangelicalismo era dado como inerte na academia. Nos últimos cinquenta anos, porém, o intelectualismo evangélico reviveu de maneira produtiva, sobretudo em disciplinas como história e filosofia. Agora, teólogos evangélicos — entre eles, Alister McGrath — estão tentando mostrar que a herança do movimento provê excelentes recursos para engajamento nos debates eruditos de nossa época.
Neste livro, McGrath estabelece a singularidade de Jesus e a autoridade da Escritura como características distintivas centrais da teologia evangélica. Ele também apresenta as bases construtivas em que o evangelicalismo se apoia e enfrenta os desafios intelectuais do nosso dia, como o pós-modernismo, o pós-liberalismo e o pluralismo religioso.
Sobre o autor
Alister McGrath (Belfast, 23 de janeiro de 1953) é um teólogo cristão, Pastor Anglicano, apologista, professor de Teologia, Religião e Cultura, na King’s College, de Londres e pesquisador sênior do Harris Manchester College. É casado com Joanna Collicutt McGrath. Possui pós-doutorado em biofísica molecular e doutorado em teologia pela universidade de Oxford. Seu interesse principal se concentra na história do pensamento cristão, com ênfase particular na relação entre as ciências naturais e a fé cristã. Ex-ateu, o Dr. McGrath é considerado um dos mais influentes pensadores cristãos da atualidade.
Em seus escritos e palestras públicas, ele promove a “teologia científica” e se opõe fortemente a corrente anti-religiosa. McGrath até recentemente era professor de Teologia Histórica na Universidade de Oxford, mas agora tem assumido a cadeira de Teologia, Religião e Cultura, na King’s College de Londres desde setembro de 2008. Até 2005, era diretor de Wycliffe Hall.
Comentários
Nenhum comentário ainda.