Um estudo sobre o Reacionarismo e sua influência em pensadores políticos e movimentos ideológicos.
O reacionário, segundo Mark Lilla, é tudo menos um conservador. Trata-se de uma figura tão radical e moderna quanto o revolucionário, e seu engajamento político também é motivado por ideias muito bem desenvolvidas. No entanto, o reacionário é uma espécie de náufrago em um presente em constante mudança, que sofre com a nostalgia de um passado idealizado e com o medo de que a história esteja no rumo da catástrofe.
Em A mente naufragada, Lilla procura entender melhor os dramas ideológicos do século XX. Por meio de uma análise das ideias de importantes intelectuais e do exame do poder duradouro que grandiosas narrativas históricas tiveram em moldar resultados políticos desde a Revolução Francesa, o autor nos mostra como tais narrativas são empregadas na produção intelectual reacionária e nos ajuda a entender por que a nostalgia por uma época de ouro perdida se transformou em uma arma potente nos dias atuais.
Sobre o autor
MARK LILLA é professor de humanidades da Universidade Columbia e premiado ensaísta da New York Review of Books e de outras publicações internacionais. É autor, entre outros livros, de The Shipwrecked Mind: On Political Reaction; The Stillborn God: Religion, Politics, and the Modern West; The Reckless Mind: Intellectuals in Politics; G. B. Vico: The Making of an AntiModern; e The Legacy of Isaiah Berlin, com Ronald Dworkin e Robert B. Silvers. Mora no Brooklyn, em Nova York.
Comentários
Nenhum comentário ainda.