A “Suma Contra os Gentios” é uma obra filosófica escrita pelo renomado teólogo e filósofo São Tomás de Aquino. Nascido em 1225, São Tomás de Aquino foi um teólogo dominicano conhecido por suas contribuições para a filosofia escolástica. Ele era reconhecido por sua habilidade de reconciliar a fé religiosa com a razão e a filosofia clássica de Aristóteles.
A “Suma Contra os Gentios” foi escrita no século XIII com o propósito de fornecer argumentos teológicos racionais em defesa da fé cristã para os não-crentes. Aquino utiliza uma abordagem lógica e racional para explicar os princípios da fé e refutar objeções e contra-argumentos. Essa obra não é um livro teológico convencional, mas sim uma obra apologética. Seu objetivo é fornecer razões sólidas e argumentos para acreditar na existência de Deus, na natureza divina, na criação do mundo e na fé cristã como um todo.
Sobre o autor
Nascido em uma família de nobres, Tomás de Aquino fez os primeiros estudos no castelo de Monte Cassino. Em Nápoles, para onde foi em 1239, estudou artes liberais, ingressando, em seguida, na Ordem dos Dominicanos, em 1244. De Nápoles, a caminho de Paris, em companhia do Geral da ordem, foi seqüestrado por seus irmãos, inconformados com seu ingresso no convento. No ano seguinte, fiel à sua vocação religiosa, viajou a Paris, onde se tornou discípulo de Alberto Magno, acompanhando-o a Colônia. Em 1252, voltou a Paris, onde se formou em teologia e lecionou durante três anos. Depois de voltar à Itália, foi nomeado professor na cúria pontifical de Roma. Ensina, durante anos, em várias cidades italianas. Uma década depois, retorna a Paris, onde leciona até 1273. A seguir, parte para Nápoles, onde reestrutura o ensino superior. Em 1274, convocado pelo papa Gregório 10º, viaja para participar do Concílio de Lyon. Adoece, contudo, durante a viagem, vindo a falecer no mosteiro cisterciense de Fossanova, aos 49 anos de idade. Chamado de Doutor Angélico e de Príncipe da Escolástica, Tomás de Aquino foi canonizado em 1323 e proclamado doutor da Igreja Católica em 1567.
Comentários
Nenhum comentário ainda.