O Mal e o Sofrimento – Louis Lavelle

O Mal e o Sofrimento - Louis LavelleEste livro pertence ao conjunto de obras do filósofo francês Louis Lavelle dedicadas à filosofia moral. Convida a uma reflexão sobre experiências que são características de toda existência: o sofrimento do corpo e a provocação do mal no mundo, assim como o encontro com o outro, que é sempre uma aventura, fracasso ou enriquecimento, aprimoramento da pessoa ou condenação a um recolhimento em si.

Diante da miséria do mundo, a vida interior ganha tanto em profundidade quanto em intensidade, e a liberdade entra em vigília. É nessa experiência sensível que se constata que, para não ceder ao desespero, é preciso dar à alma força e luz. O mundo deixa de ser um espetáculo indiferente: é ocasião de um enfrentamento em que as provações incitam à afirmação de si e dos outros. O mal do mundo, que convoca a ação do homem, transforma-se em enunciação do bem. A consciência cessou de considerar exclusivamente o mal; a liberdade individual poderá regenerar o mundo, que parecia ocasião, pela infelicidade que expressava, de uma vontade má. A vitória de cada um sobre o mal impregna o real de uma significação espiritual.

Sobre o autor

Chamado por A.-D. Sertillanges “o Platão dos nossos dias”, Louis Lavelle foi professor do Collège de France e integrante da Academia de Ciências Morais e Políticas. Nascido na mesma região em que Michel de Montaigne e Maine de Biran, foi permanentemente influenciado por eles. Escreveu o que se tornaria a sua tese de doutorado em algumas cadernetas que comprou na cantina do campo de Giessen, onde passou os últimos anos da Primeira Guerra Mundial. Fundou, com seu amigo René Le Senne, a chamada filosofia do espírito. Lavelle influenciou decisivamente pensadores como Pierre Hadot, Alfonso López Quintás, Vicente Ferreira da Silva, Alfredo Bosi, Tarcísio Padilha, Étienne Borne e Paul Ricoeur.

Compartilhe

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *