Mênon / Eutidemo – Diálogos de Platão – Vol. 11

Mênon / Eutidemo - Diálogos de Platão - Vol. 11 Esta obra, de edição bilíngue e tradução de Carlos Alberto Nunes, traz os seguintes diálogos de Platão: Mênon e Eutidemo. A tradução direta do grego do Corpus Platonicum (1973-1980) para a língua portuguesa por Carlos Alberto Nunes é obra de referência nas universidades brasileiras. Na edição, ele utilizou os textos em grego de Burnett (Platonis Opera, Oxford, 1892-1906), Friderici Hermann (Opera, Firmin Didot, 1891), Hirschigii (Platonis Opera, Firmin Didot, 1891) e da Société de Belles Lettres (Paris, 1920). Ademais, empregou a paginação de Stephanus/Burnet ao texto, o que explicitou à época o maior rigor de sua tradução.

A tradução foi publicada inicialmente em 14 volumes, entre 1973 e 1980, coordenada pelo sobrinho do tradutor, o filósofo Benedito Nunes, e editada pela Universidade Federal do Pará (UFPA). O primeiro volume era introdutório, com o título Marginália Platônica. Entre 1986 e 1988, houve uma reedição de três desses volumes. Entre 2000 e 2007, foi realizada uma reedição de outros sete volumes da obra. Em 2011, a UFPA iniciou uma nova reedição em 18 volumes e com texto bilíngue (grego-português), coordenada ainda por Benedito Nunes, até seu falecimento no mesmo ano, e pelo professor do ICJ/UFPA Victor Sales Pinheiro, tendo ainda a participação de Plinio Martins Filho como editor convidado.

Sobre o autor

Platão (em grego antigo: Πλάτων, transl. Plátōn) foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental. Acredita-se que seu nome verdadeiro tenha sido Arístocles.

Compartilhe

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *