Idade Média até Tomás de Aquino – História das Ideias Políticas – Vol. II – Eric Voegelin

Idade Média até Tomás de Aquino - História das Ideias Políticas - Vol. II - Eric VoegelinEric Voegelin concluiu o manuscrito deste volume em 1944, quando a Idade Média ainda era encarada por europeus e norte-americanos basicamente pelas lentes das ideologias dos séculos XIX e XX: nacionalismo, progressismo e eurocentrismo (para não mencionar marxismo, fascismo e nazismo). A Idade Média era vista como um período durante o qual a Europa Ocidental decaiu da cultura grega e romana para a barbárie, como um lapso felizmente há muito superado pela marcha inexorável da humanidade a caminho do progresso. O autor deste livro defende uma análise estrutural, dedicando-se a uma discussão da economia, da sociedade e da mentalidade dos europeus ocidentais medievais, ramificando o debate para a antropologia e a religião comparada e, como resultado, oferece um reanimador panorama não ideológico do período.

O relato que Voegelin faz do pensamento político medieval começa com um levantamento da estrutura do período e prossegue com uma análise das invasões germânicas, da queda de Roma e da ascensão da cristandade monástica e imperial. Aborda também João de Salisbúria, Joaquim de Fiore, Frederico II, Sigério de Brabante, Francisco de Assis e o direito romano, chegando a um notável estudo sobre Santo Tomás de Aquino.

Sobre o autor

Um dos pensadores mais originais do século XX, Eric Voegelin, alemão radicado nos Estados Unidos, foi orientado em sua dissertação por Hans Kelsen na Universidade de Viena. Tornou-se professor na mesma instituição, sendo demitido pelos nazistas após a anexação da Áustria à Alemanha. Lecionou também em Harvard, Stanford e Munique, mas foi na Universidade do Estado da Louisiana que passou a maior parte de sua carreira. Sua obra passa pelos campos da ciência política, filosofia política, filosofia da história, história das ideias e filosofia da consciência. Foi um escritor prolífico. Grande crítico de Karl Marx e dos movimentos revolucionários, exerceu influência sobre Leo Strauss e Russell Kirk.

Compartilhe

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *