Hitler e os Alemães – Eric Voegelin

Hitler e os Alemães - Eric VoegelinA obra reúne a série de conferências sobre Hitler e o nazismo proferidas por Voegelin na Universidade de Munique em 1964. Trata-se de uma das análises mais lúcidas e profundas do fenômeno totalitário. Ao negar o lugar-comum da “culpa coletiva”, Voegelin apresenta o que chama de instrumentos de diagnóstico, analisa a relação entre a igreja, a academia e o direito com o nazismo e, por fim, aponta a direção de uma possível restauração da ordem.

Hitler e os Alemães… não é um assunto do passado porque a consciência humana vive na tensão permanente entre o tempo e os valores espirituais eternos. E o que está eternamente vivo tem de ser preservado e defendido no presente. Talvez, por isso, todo alemão culto conheça a frase escrita pelo poeta Heinrich Heine em 1821: “Onde queimam livros, acabam por queimar pessoas”.

Sobre o autor

Um dos pensadores mais originais do século XX, Eric Voegelin, alemão radicado nos Estados Unidos, foi orientado em sua dissertação por Hans Kelsen na Universidade de Viena. Tornou-se professor na mesma instituição, sendo demitido pelos nazistas após a anexação da Áustria à Alemanha. Lecionou também em Harvard, Stanford e Munique, mas foi na Universidade do Estado da Louisiana que passou a maior parte de sua carreira. Sua obra passa pelos campos da ciência política, filosofia política, filosofia da história, história das ideias e filosofia da consciência. Foi um escritor prolífico. Grande crítico de Karl Marx e dos movimentos revolucionários, exerceu influência sobre Leo Strauss e Russell Kirk.

Compartilhe

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *