Escravos cristãos, senhores muçulmanos – Robert C. Davis

Escravos cristãos, senhores muçulmanos - Robert C. Davis

Escravos cristãos, senhores muçulmanos: escravidão branca no Mediterrâneo, na Costa da Berbéria e na Itália, de 1500 a 1800

Os historiadores vêm ignorado há décadas a existência da escravidão branca. A maior parte das pesquisas feitas na área, pautadas pelos paradigmas e dogmas ideológicos que tomaram conta dos ambientes universitários do mundo todo a partir de meados do século XX, reforçam o estereótipo do opressor branco e do negro oprimido.

Qualquer um que diga hoje que a escravidão branca chegou a proporções tão significativas quanto às da escravidão negra será invariavelmente tachado de supremacista branco e revisionista histórico.

No entanto, quem quer que leia até o fim este estudo de Robert C. Davis, um dos acadêmicos mais respeitados na área, chegará à inevitável conclusão de que a escravidão branca por parte dos muçulmanos é um fato histórico amplamente documentado.

Sobre o autor

Robert C. Davis é um historiador e professor emérito da Ohio State University, PhD em história do Mediterrâneo e da Itália renascentista pela Universidade Johns Hopkins. Publicou seis livros e inúmeros artigos acadêmicos, a maioria dos quais voltada ao estudo da cultura, vida corrente e os valores da sociedade do Mediterrâneo e da Itália nos séculos XVI a XVIII.

Compartilhe

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *