Diálogos II – Górgias / Eutidemo / Hípias maior / Hípias menor – Platão

Diálogos II – Górgias , Eutidemo, Hípias maior e Hípias menor - Platão Designamos a este volume o título de Diálogos II na intenção de propor um roteiro de leitura, iniciado pelo Diálogos I, que encontra sua continuidade nesta publicação, facilitando ao leitor o contato com os textos platônicos.

Os quatro diálogos que reunimos nesta obra tratam de temas essenciais da filosofia platônica que transcenderam o mundo grego clássico até a atualidade.

As impressões acerca do que é, de fato, ser filósofo; a discussão em torno da retórica; a busca da compreensão conceitual do Belo; e os limites éticos entre agir voluntária e involuntariamente são, entre outros, temas abordados em Górgias (ou Da Retórica),  Eutidemo (ou Da Disputa), Hípias maior (ou Do Belo) e Hípias menor (ou Do Falso).

Sobre o autor

Platão (em grego antigo: Πλάτων, transl. Plátōn) foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental. Acredita-se que seu nome verdadeiro tenha sido Arístocles.

Compartilhe

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *