Como a luta não-violenta funciona & Autolibertação – Gene Sharp

Como a luta não-violenta funciona & Autolibertação - Gene SharpComo a luta não-violenta funciona é uma introdução solidamente embasada ao conceito e à prática da luta não-violenta, a suas operações e ao modo como ela pode ser usada contra oponentes organizados e capazes de impor uma dura repressão. O livro apresenta, de um modo acessível, conciso e compreensível, as principais teses do tratado maior do Dr. Sharp The Politics of Nonviolent Action, e será de especial interesse para estudantes e ativistas.

Autolibertação é um guia para o planejamento estratégico de ações cujo objetivo seja acabar com uma ditadura ou outra forma de opressão. Ele foi escrito para auxiliar aqueles que desejam esboçar uma estratégia abrangente que tenha por fim a própria libertação de um regime tirânico e a instalação de um sistema mais livre e democrático.

Sobre o autor

Gene Sharp (1928-2018) nasceu em Ohio, nos EUA. Em 1949, graduou- se em Ciências Sociais na Ohio State University, onde também fez mestrado em Sociologia. Em 1968, doutorou- se em Teoria Política na Oxford University. Passou a lecionar Ciência Política na University of Massachusetts Dartmouth em 1972 e, em 1983, fundou a Albert Einstein Institution, uma organização sem fins lucrativos dedicada ao estudo e à promoção mundial do uso da ação não-violenta em conflitos políticos. Publicou inúmeros livros, dentre os quais se destacam The Politics of Nonviolent Action (1973), Social Power and Political Freedom (1980), Waging Nonviolent Struggle: 20th Century Practice and 21st Century Potential (2005) e How Nonviolent Struggle Works (2013).

Compartilhe

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *