Ação Afirmativa ao Redor do Mundo – Um estudo empírico sobre cotas e grupos preferenciais – Thomas Sowell

Os argumentos pró e contra cotas e grupos preferenciais provocam disputas apaixonadas nas redes sociais e nas salas de aula das universidades brasileiras. No entanto, políticas similares existem há mais tempo em outros países com histórias e tradições totalmente diferentes.

O que nos dizem as experiências desses outros países? Há padrões, considerações e resultados comuns?

Thomas Sowell apresenta uma nova perspectiva sobre a ação afirmativa por meio da investigação de políticas governamentais concretas e de suas consequências práticas nos Estados Unidos, na índia, na Malásia, no Sri Lanka e na Nigéria. Ao avaliar dados empíricos de trinta anos de pesquisa, o autor chega à conclusão de que muito do que se espera dessas políticas e do que delas se afirma não se confirma na prática.

Ao discorrer sobre a experiência de outros países, Sowell nos oferece subsídios para analisar a situação brasileira de modo mais realista e eficaz.

Sobre o autor

Um dos mais influentes economistas americanos em atividade, Thomas Sowell é um destacado defensor da economia de mercado. Graduou-se em Harvard, obteve o título de mestre na Universidade de Columbia e o de doutor na Universidade de Chicago. Como intelectual público, ganhou notoriedade por, sendo negro, opor-se a ações afirmativas como cotas raciais. Escreveu mais de 30 livros e lecionou em Cornell, California, UCLA, Stanford, entre outras universidades. Colabora com The Wall Street Journal e as revistas Forbes e Fortune.

 

Compartilhe

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *