A Vida Intelectual & A Arte e a Moral – Antonin-Dalmace Sertillanges

A Vida Intelectual & A Arte e a Moral - Antonin-Dalmace SertillangesA Vida Intelectual, redigida originalmente em 1920, tornou-se rapidamente célebre e até hoje consta no cânone das obras indispensáveis para a organização do trabalho intelectual. Para desenvolver um guia com lições claras e precisas, Sertillanges inspirou-se na carta de Santo Tomás de Aquino, De Modo Studendi, dirigida a um confrade monástico que lhe pedia conselhos para a vida de estudos. Dos princípios estabelecidos pelo Aquinate, Sertillanges desenvolveu um manual prático que, além de esboçar orientações seguras para a vida de estudos, oferece um exemplo de intelectual bem-sucedido.

A esta edição foi incorporada outra obra indispensável de Sertillanges: A Arte e a Moral. Segundo a tradição escolástica, o que é bom, belo e verdadeiro tende a difundir-se, a comunicar toda a sua bondade, beleza e verdade. Nada mais natural, portanto, que determinar os meios mais aptos para a busca da verdade com A Vida Intelectual e trilhar o caminho da beleza com as reflexões de Sertillanges sobre A Arte e a Moral. São duas obras que se comunicam e se complementam.

Sobre os autores

Filósofo, teólogo e padre dominicano, Antonin-Dalmace Sertillanges foi um dos maiores expoentes do neotomismo na primeira metade do século XX, exercendo grande influência sobre Étienne Gilson e Jacques Maritain. Também estudou Aristóteles e Blaise Pascal. Foi membro da Académie des Sciences Morales et Politiques e grande amigo de Henri Bergson.

Compartilhe

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *