A opção pelo homeschooling – Fausto Zamboni

A opção pelo homeschooling - Fausto Zamboni A educação dos filhos, nos últimos anos, tem preocupado muitos pais que, percebendo a insuficiência e até o perigo da educação escolar, vêm procurando remediar esses males de diversas maneiras — seja atuando junto às escolas e se envolvendo na discussão das leis e medidas tomadas pelo poder público, seja buscando uma alternativa na educação domiciliar. Mas vale a pena adotar a educação domiciliar? Qual o seu significado no quadro mais amplo da educação
da nossa época?

Neste livro, consideraremos as circunstâncias da realidade escolar, atual e concreta, do Brasil, para entender até que ponto a escola se apresenta como um meio adequado para propiciar a realização humana. Em seguida trataremos da educação domiciliar: o surgimento do movimento moderno pelo “homeschooling”, sua posição no quadro da educação atual, e alguns mitos sobre desempenho acadêmico e socialização.

Por fim, vamos elencar alguns elementos importantes que devem ser considerados por quem queira adotar a educação domiciliar, seja quanto à dinâmica familiar, seja em relação ao projeto educativo a ser adotado. Oferecemos aqui apenas os aspectos essenciais do problema, como uma introdução que possa ajudar a entender a importância crucial da educação domiciliar em nossa época.

Sobre o autor

Fausto Zamboni possui graduação em Letras (2001), mestrado (2006) e doutorado (2011) em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), na área de Literatura e Vida Social, e está concluindo o pós-doutorado pela Universidade de São Paulo, na área de Literatura Italiana. É professor de Língua e Literatura Italiana da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atua em pesquisas na área de literatura italiana, crítica e educação literária.

Compartilhe

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *