A Igreja e o Mercado é uma defesa vigorosa e viva da economia de mercado e um ataque fulminante a todas as formas de intervenção do Estado. Abrange sindicatos, monopólio, dinheiro e serviços bancários, ciclos de negócios, juros, usura e muito mais. Embora faça questão de observar os argumentos morais da economia de mercado e de que os católicos têm plena liberdade para apoiá-la, seu público é muito mais amplo do que apenas os católicos. Leitores de todas as tradições religiosas e de nenhuma delas elogiaram A Igreja e o Mercado, vencedor do primeiro lugar no Templeton Enterprise Awards de 2006, como uma das defesas mais convincentes e persuasivas do capitalismo contra seus críticos já escritas.
De particular interesse é o alvo principal do professor Woods: não tanto a esquerda do evangelho social, mas a direita católica, que argumenta contra a livre iniciativa e o laissez-faire com surpreendente intensidade. Ao enfrentar esses críticos do mercado, em vez de alvos esquerdistas mais fáceis, ele estabeleceu para si a tarefa mais difícil de fornecer um corretivo em economia para aqueles que estão mais apegados ao ensinamento católico sobre fé e moral e, no entanto, são dogmaticamente apegados a vários formas de intervenção governamental destinadas a fortalecer a moral e a fé.
Ele mostra que a economia de mercado não é contrariada pelo ensino católico obrigatório, mas sim apoiada por ele.
Sobre o autor
Thomas E. Woods, Jr. (1 de agosto de 1972) é um historiador católico estadunidense e autor best-seller do New York Times. Visitou o Brasil em 2010 para falar no I Seminário de Economia Austríaca de Instituto Ludwig von Mises Brasil e no XXIII Fórum da Liberdade. Obteve seu bacharelado pela Harvard University e um Ph.D. em história pela Columbia University. Atuou como docente no departamento de história da Suffolk County Community College em Nova Iorque até 2006, é um scholar e membro sênior da faculdade do Instituto Ludwig von Mises (LvMI) em Auburn, Alabama, é também membro do conselho editorial para o Journal of Libertarian Studies e Libertarian Papers. Ele também é um scholar adjunto do Abbeville Institute. Woods é co-editor da enciclopédia em onze volumes, Exploring American History: From Colonial Times to 1877.
Comentários
Nenhum comentário ainda.