A Formação da Cristandade – Das origens na tradição Judaico-cristã à ascensão e queda da unidade medieval – Christopher Dawson

A Formação da Cristandade - Das origens na tradição Judaico-cristã à ascensão e queda da unidade medieval - Christopher Dawson A Formação da Cristandade delineia o nascimento do mundo cristão desde as raízes judaicas e helenísticas até o colapso da cristandade medieval. A obra é dividida em três partes. Os objetivos e os fundamentos teóricos do estudo são apresentados na primeira, merecendo destaque as reflexões sobre a natureza, o desenvolvimento e a difusão da cultura. A segunda parte narra os primórdios da cultura cristã na Antiguidade. O ápice desse trabalho é a terceira parte, que trata da formação, do desenvolvimento e do declínio da cristandade na Idade Média. No epílogo, o autor discute o ideal de sociedade espiritual universal defendido pela cristandade, apontando questões de grande importância histórica para todos os que desejam entender as autênticas necessidades de nossa era ecumênica. A presente obra reúne virtude e moderação, erudição e clareza – qualidades que fizeram Christopher Dawson ser aclamado tanto por católicos quanto por protestantes.

Sobre o autor

Graduado em História pela Universidade de Oxford, Christopher Dawson também estudou Economia e Teologia. Foi influenciado pelas obras de Oswald Spengler e Arnold J. Toynbee e, embora tenha permanecido um estudioso independente por toda a vida, foi professor convidado de Estudos Católicos Romanos na Universidade de Harvard e de Filosofia da Religião na Universidade de Liverpool. Foi eleito para a Academia Britânica em 1943. Entre seus admiradores declarados, encontram-se gigantes como J. R. R. Tolkien e Russell Kirk.

Compartilhe

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *