Um Capitalismo para o Povo – Luigi Zingales

Um Capitalismo para o Povo - Luigi ZingalesO capitalismo tal qual se desenvolveu nos Estados Unidos, fundamentado na livre concorrência, no culto ao trabalho e na recompensa ao esforço e ao mérito, está ameaçado. A crescente influência dos lobistas e a disseminação ampla de políticas de favorecimento têm fortalecido a implantação do chamado “capitalismo de compadrio”, aquele que se volta para o negócio, não para o mercado.

É contra esse estado de coisas que Luigi Zingales, economista e professor da Universidade de Chicago, protesta. Neste livro, ele traça brevemente o percurso singular do capitalismo americano, mostra por que o mercado é, em essência, o espaço da democracia e revela as relações entre crise econômica e crise moral.

Ao descrever o cenário americano atual, o livro apresenta uma análise arguta dos caminhos percorridos pelo sistema capitalista nos últimos anos, oferecendo um panorama extremamente revelador também para o leitor brasileiro. Um capitalismo para o povo é, assim, uma leitura fundamental para quem deseja compreender os grandes embates políticos e econômicos de nosso tempo.

Sobre o autor

Luigi Zingales (Pádua, 8 de fevereiro de 1963) é um economista e acadêmico italiano radicado nos Estados Unidos. É autor de dois livros de sucesso Saving Capitalism from the Capitalists (2003) e A Capitalism for the People: Recapturing the Lost Genius of American Prosperity (2012)

Em 1992, terminou o curso de Ph.D. em Economia no Instituto de Tecnologia de Massachusetts e no mesmo ano ingressou no corpo docente da Universidade de Chicago, na Booth School of Business. Ele foi o vencedor em 2003 do prêmio Germán Bernacer pelo seu trabalho em Macro-finance. Prêmio este dado ao melhor economista europeu com menos de 40 anos.

Veja Também

Compartilhe

Comentários

Nenhum Comentário Ainda

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *