Quando Começarem a Acontecer Essas Coisas – René Girard

Quando Começarem a Acontecer Essas Coisas - René GirardEste livro, reformulado por Michel Treguer e revisto por René Girard, decorre fundamentalmente de duas entrevistas gravadas – sem a presença de terceiros – pelos autores. O entrelaçamento dos temas é, ao mesmo tempo, inevitável e proposital: muito além da expressão verbal que originou esse texto, o conjunto do fenômeno humano que está nele discutido dificilmente poderia ficar limitado a uma exposição linear. Podemos até apostar que certas repetições serão muito bem-vindas para esclarecer alguns dos mal-entendidos que ainda cercam a obra de René Girard.

René Girard revisita todos os temas de que mais gosta: literatura, filosofia, teologia, psicologia e relações humanas. É também o livro em que ele narra a experiência de sua conversão ao cristianismo, primeiramente intelectual e depois também religiosa.

Sobre o autor

René Girard – Esse imortal da Academia Francesa, chamado por alguns “o Darwin das ciências humanas”, revolucionou os estudos em antropologia, literatura comparada, história das religiões e psicanálise com a sua Teoria Mimética. Suas dezenas de livros articulam e revisitam brilhantemente obras grandes e díspares como as de Lévi-Strauss, Marcel Mauss, Miguel de Cervantes, Dostoiévski, Mircea Eliade, Rudolf Otto, Sigmund Freud, Jacques Lacan e muitos outros. Foi professor da Universidade de Stanford, nos EUA. Faleceu em 2015.

Veja Também

Compartilhe

Comentários

Nenhum Comentário Ainda

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *