Os EUA e a Nova Ordem Mundial – Alexandre Dugin, Olavo de Carvalho

Os EUA e a Nova Ordem Mundial - Alexandre Dugin, Olavo de CarvalhoQuais são os fatores e os atores históricos, políticos, ideológicos e econômicos que definem atualmente a dinâmica e a configuração do poder no mundo e qual a posição dos Estados Unidos da América no que é conhecido como Nova Ordem Mundial?

Essa é a pergunta que o cientista político russo Alexandre Dugin e o filósofo brasileiro Olavo de Carvalho procuram responder nesse debate, que atingiu momentos acalorados e polêmicos. Partindo de posições radicalmente diversas, cada autor esclarece como vê o atual conflito de interesses no plano internacional, elucidando quem são seus principais atores e quais as forças e objetivos envolvidos. No final, os dois debatedores não chegam a um acordo e o grande vencedor é o leitor, que sai do debate com uma visão mais abrangente da política internacional e da luta pelo poder que está sendo travada para a formação da Nova Ordem Mundial.

Sobre os autores

Alexandre Dugin nasceu em Moscou, em 1962. É cientista político e diretor do Centro de Pesquisas sobre o Conservadorismo da Faculdade de Sociologia da Universidade Estatal de Moscou. Publicou livros sobre a Escola Tradicionalista, metafísica, simbolismo, sociedade pós-moderna e a situação política da Rússia pós-soviética. Seu livro Fundações da Geopolítica, O futuro geopolítico da Rússia, tornou-se leitura obrigatória da Academia Militar do Estado-Maior Geral da Rússia e tem influenciado decisivamente a elite política e militar daquele país. Ele é fundador do Movimento Internacional Eurasiano e um dos principais teóricos do nacional-bolchevismo, que se apresenta como movimento de oposição à influência das nações ocidentais no oriente ex-soviético. Mais do que uma simples ideologia política, o Movimento Eurasiano é “uma visão do mundo”, um projeto geopolítico, uma teoria econômica, um movimento espiritual, um núcleo destinado a consolidar um amplo espectro de forças políticas”. Os principais artigos do Prof. Dugin podem ser lidos no site: “www.evrazia.info”.

Olavo de Carvalho, nascido em Campinas, Estado de São Paulo, em 29 de abril de 1947, tem sido saudado pela crítica como um dos mais originais e audaciosos pensadores brasileiros. A tônica de sua obra é a defesa da interioridade humana contra a tirania da autoridade coletiva, sobretudo quando escorada numa ideologia “científica”. Para Olavo de Carvalho, existe um vínculo indissolúvel entre a objetividade do conhecimento e a autonomia da consciência individual, vínculo este que se perde de vista quando o critério de validade do saber é reduzido a um formulário impessoal e uniforme para uso da classe acadêmica.

Veja Também

Compartilhe

Comentários

Nenhum Comentário Ainda

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *