O Homem e os Outros – José Ortega y Gasset

O Homem e os Outros - José Ortega y GassetNos cursos que deram origem a este escrito, Ortega y Gasset se propôs a analisar a realidade que constitui o “fato social”, isto é, o que vem a ser de facto isto que chamamos de sociedade, de vida social e de eu-social. 

É reconhecidamente a investigação mais sociológica de toda a sua obra, mas, como não poderia deixar de ser, está calcada na mais rigorosa técnica filosófica e na observação e descrição da realidade como ela se apresenta.

Esta edição, além do texto principal, traz também, como prefácio, um artigo de Paulino Garagorri, principal responsável pela edição das Obras Completas de Ortega, e, como apêndice, algumas informações sobre os cursos que originaram o livro — o programa das aulas, o resumo do curso e uma conferência do filósofo em Valladolid, em 1934.

Sobre o autor

José Ortega y Gasset (Madrid, 9 de maio de 1883 — Madrid, 18 de outubro de 1955) foi um filósofo, ensaísta, jornalista e ativista político espanhol. Filho da aristocracia espanhola, foi autor de diversas obras de profunda reflexão sobre a sociedade europeia no início do século XX, sobretudo o homem e um tempo que viriam transformar a Europa numa nação de “zumbis sociais”.

Veja Também

Compartilhe

Comentários

Nenhum Comentário Ainda

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *