O Dever de Insultar – Olavo de Carvalho

O Dever de Insultar - Olavo de CarvalhoOlavo de Carvalho é correspondente do Diário do Comércio nos EUA desde 2005 e publica periodicamente a coluna Mundo Real. Ao longo de duas décadas, apesar de uma vida agitada de jornalista, escritor, conferencista e professor, elaborou uma sofisticada filosofia política, cuja aplicação prática encontramos em seus artigos para o Diário do Comércio que a VIDE Editorial reuniu nessas Cartas de um terráqueo ao planeta Brasil.

Neste sexto volume, O dever de insultar, apresentamos todos os artigos e editoriais publicados em 2010. Nele, encontramos não apenas o noticiário faltante em nossa imprensa sobre o que acontece nos EUA, mas longas análises da situação política brasileira, da conjuntura internacional e não raras lições de filosofia e ciências humanas.

Sobre o autor

Olavo de Carvalho, nascido em Campinas, Estado de São Paulo, em 29 de aril de 1947, tem sido saudado pela crítica como um dos mais originais e audaciosos pensadores brasileiros. A tônica de sua obra é a defesa da interioridade humana contra a tirania da autoridade coletiva, sobretudo quando escorada numa ideologia “científica”. Para Olavo de Carvalho, existe um vínculo indissolúvel entre a objetividade do conhecimento e a autonomia da consciência individual, vínculo este que se perde de vista quando o critério de validade do saber é reduzido a um formulário impessoal e uniforme para uso da classe acadêmica.

Veja Também

Compartilhe

Comentários

Nenhum Comentário Ainda

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *