Método em Teologia – Bernard Lonergan

Método em Teologia - Bernard LonerganNeste Método em Teologia, Lonergan vislumbra o alcance ético e religioso que integra a estrutura de todo o conhecimento e que permanece invariável nas diversas metodologias. Lonergan não compreende o método como mero modelo a ser incessantemente reproduzido, mas faz referência a uma estrutura dinâmica que serve à criatividade e que contempla “oito passos distintos: a investigação, a interpretação, a história, a dialética, os fundamentos, as doutrinas, a sistemática e as comunicações”. Longe de interessar apenas aos estudiosos e pesquisadores da área teológica, o Método destina-se a todos que se lançam intrepidamente ao ávido desejo de conhecer a realidade.

 “Impressionante. Método em Teologia apresenta uma teoria original e internamente coerente, elaborada de modo sistemático e de acordo com uma filosofia do conhecimento humano plenamente articulada.” Avery Dulles, Theological Studies.

“Supera todas as expectativas! Uma reflexão sobre as operações que os teólogos realizam enquanto fazem teologia… Um pioneiro numa área que se mostra cada vez mais decisiva à medida que a teologia avança. Essa obra terá de receber a mais séria atenção de quem quer que no futuro deseje debruçar-se seriamente sobre o problema do método em teologia.” Bernard J. Tyrell, Homiletic & Pastoral Review

Sobre o autor

Bernard Joseph Francis Lonergan, CC, S. j. (17 de dezembro de 1904 – 26 de novembro de 1984) foi um padre jesuíta canadense. Ele foi um filósofo e teólogo de tradição tomista e também um economista, formado em Buckingham, Quebec. Lonergan era professor do Colégio Loyola, de Montreal, da Universidade de Toronto (Regis College), da Pontifícia Universidade Gregoriana e do Boston College.

Lonergan é autor, entre outras obras, de Insight: A Study of Human Understanding (1957) e de Method in Theology (1973), trabalhos que estabeleceram os lineamentos daquilo ele denominaria Método Empírico Generalizado (Generalized Empirical Method – GEM).

Veja Também

Compartilhe

Comentários

Nenhum Comentário Ainda

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *