Eric Voegelin concluiu o manuscrito deste volume em 1944, quando a Idade Média ainda era encarada por europeus e norte-americanos basicamente pelas lentes das ideologias dos séculos XIX e XX: nacionalismo, progressismo e eurocentrismo (para não mencionar marxismo, fascismo e nazismo).
A Idade Média era vista como um período durante o qual a Europa Ocidental decaiu da cultura grega e romana para a barbárie, como um lapso felizmente há muito superado pela marcha inexorável da humanidade a caminho do progresso.
O autor deste livro defende uma análise estrutural, dedicando-se a uma discussão da economia, da sociedade e da mentalidade dos europeus ocidentais medievais, ramificando o debate para a antropologia e a religião comparada e, como resultado, oferece um reanimador panorama não ideológico do período.
Sobre o autor
Eric Voegelin foi um dos filósofos mais originais e influentes de nosso tempo. Nascido em Colônia, Alemanha, estudou na Universidade de Viena, onde começou como professor de ciência política na Faculdade de Direito. Em 1938, ele e sua esposa, fugindo de Hitler, emigraram para os Estados Unidos. Tornaram-se cidadãos americanos em 1944. Voegelin passou a maior parte de sua carreira na Universidade do Estado da Louisiana, na Universidade de Munique, e na Instituição Hoover na Universidade de Stanford. Durante sua vida, publicou muitos livros e mais de cem artigos.
Comentários
Nenhum Comentário Ainda