Santo Tomás de Aquino é mais conhecido por suas duas grandes obras: a Suma Teológica e a Suma Contra os Gentios. Embora tais escritos sejam complexos, tratando de inúmeros temas, o Doutor Angélico não deixou de seguir uma tendência comum entre os medievais i.e, a análise e comentário de uma das obras formadoras do ideário filosófico ocidental: a Ética a Nicomaco de Aristóteles.
Esta obra traz a tradução do Comentário de Santo Tomás ao livro V da Ética de Aristóteles cuja temática se concentra no estudo da Justiça e do Direito e que serve de elo entre a Política do Estagirita – a boa administração da Cidade – e a Ética particular, tomada no sentido individual, estabelecendo regras para o bem viver à moda estóico-cristã.
Sobre o autor
Nascido em uma família de nobres, Tomás de Aquino fez os primeiros estudos no castelo de Monte Cassino. Em Nápoles, para onde foi em 1239, estudou artes liberais, ingressando, em seguida, na Ordem dos Dominicanos, em 1244. De Nápoles, a caminho de Paris, em companhia do Geral da ordem, foi seqüestrado por seus irmãos, inconformados com seu ingresso no convento. No ano seguinte, fiel à sua vocação religiosa, viajou a Paris, onde se tornou discípulo de Alberto Magno, acompanhando-o a Colônia. Em 1252, voltou a Paris, onde se formou em teologia e lecionou durante três anos. Depois de voltar à Itália, foi nomeado professor na cúria pontifical de Roma. Ensina, durante anos, em várias cidades italianas. Uma década depois, retorna a Paris, onde leciona até 1273. A seguir, parte para Nápoles, onde reestrutura o ensino superior. Em 1274, convocado pelo papa Gregório 10º, viaja para participar do Concílio de Lyon. Adoece, contudo, durante a viagem, vindo a falecer no mosteiro cisterciense de Fossanova, aos 49 anos de idade. Chamado de Doutor Angélico e de Príncipe da Escolástica, Tomás de Aquino foi canonizado em 1323 e proclamado doutor da Igreja Católica em 1567.
Comentários
Nenhum Comentário Ainda