Antologia poética – Fernando Pessoa

Antologia poética - Fernando PessoaReferência maior nos estudos da literatura portuguesa no Brasil, Cleonice Berardinelli se lança ao desafio de passar a limpo sua relação de mais de sessenta anos com Fernando Pessoa para apresentar esta antologia. Seja na seleção criteriosa dos poemas, seja na série de notas que enriquecem e clarificam a compreensão do poeta e seus principais heterônimos (Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis), Cleonice revela nessa edição uma rara intimidade com o universo do autor, possível apenas para alguém que viveu com intensidade cada encontro e reencontro com essa obra múltipla e infinitamente fascinante.

Integra ainda a edição um conjunto de ensaios de Cleonice sobre a poesia de Fernando Pessoa, versando sobre os diversos temas e obsessões que o acompanharam ao longo de duas décadas de produção e que hoje lhe conferem um lugar dentre os maiores nomes da poesia mundial de todos os tempos. No ano em que completa 100 anos, a grande Mestra oferece mais um fruto de sua notável trajetória integralmente dedicada à literatura portuguesa.

Sobre o autor

Fernando António Nogueira Pessoa  mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta, filósofo e escritor português. Fernando Pessoa é o mais universal poeta português. Por ter sido educado na África do Sul, numa escola católica irlandesa, chegou a ter maior familiaridade com o idioma inglês do que com o português ao escrever os seus primeiros poemas nesse idioma.

O crítico literário Harold Bloom considerou Pessoa como “Whitman renascido”, e o incluiu no seu cânone entre os 26 melhores escritores da civilização ocidental, não apenas da literatura portuguesa mas também da inglesa. Das quatro obras que publicou em vida, três são na língua inglesa. Fernando Pessoa traduziu várias obras em inglês para o português, e obras portuguesas para o inglês.

Enquanto poeta, escreveu sob múltiplas personalidades – heterônimos, como Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro –, sendo estes últimos objeto da maior parte dos estudos sobre a sua vida e obra.

Veja Também

Compartilhe

Comentários

Nenhum Comentário Ainda

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *